Na manhã de hoje realizamos uma ação de educação ambiental na Área de Preservação Permanente de afluente do córrego do Curtume, localizada na Quadra NE 11 – 12 – 11, no Parque Industrial I, com foco no uso e preservação do solo, suas fragilidades, com visualização e debate sobre processo erosivo pontual existente.
A ação contou com a participação de 22 alunos do 4º ano do CEM Profº. “Maria Martins e Lourenço”, acompanhados pelo professor Djalma, o educador ambiental Abílio Calile, o chefe do Departamento de Meio Ambiente Otaniel Richard Silva e a engenhaira agrônoma da Saev Ambiental Vanda Bazzo.
Na ação abordamos com os alunos as fragilidades e potencialidades do uso do solo, causas e consequências da erosão, conservação e manejo adequado do solo no entorno da área, o papel do reflorestamento no controle de erosão, a importância da preservação de nascentes e córregos para a qualidade e quantidade da água, e importância da mata ciliar nas margens dos córregos.
Segundo Vanda Bazzo precisamos considerar as fragilidades e potencialidades do uso do solo, aplicar práticas sustentáveis que promovam o uso racional, sem degradá-lo, e conscientizar a comunidade sobre a preservação dos recursos naturais, buscando posturas e ações favoráveis ao equilíbrio ambiental. O fato é que as águas pluviais quando muito intensas e/ou mal disciplinadas, destroem!
O chefe do Departamento de Meio Ambiente da Saev Ambiental Otaniel Richard Silva classificou os resultados alcançados com a execução da ação como positivos, uma vez que, certamente, contribuíram para a conscientização dos alunos, onde perceberam a importância do uso racional do solo, da existência de vegetação no entorno e sua interação com o meio ambiente, e com certeza serão multiplicadores de boas práticas voltadas a preservação do meio ambiente e ao bem-estar da população.
Atendimento Comercial
Rua Pernambuco, 4313 - Centro
Votuporanga/SP
17 3405-9195
atendimento@saev.com.br
Copyright © 2021/2024
Todos os direitos reservados.
Feito com ♥ por Uparte Comunicação