Votuporanga conta com 100% de esgoto tratado. Temos dois sistemas, a Estação de Tratamento de Esgotos – Antonio Fiorentino no Distrito de Simonsen e a Estação de Tratamento de Esgotos – Antonio Aparecido Polidoro na zona rural de Votuporanga. Este último foi inaugurado em 2010 com investimentos da Prefeitura e Saev Ambiental.Antes de sua construção, todo o esgoto era despejado sem tratamento no Córrego Marinheirinho, poluindo o meio ambiente. Hoje, isso não existe mais. A ETE tem capacidade para tratar 370 litros de esgoto por segundo com o auxílio da luz solar, 14 km de emissários ligam a cidade às lagoas. O tratamento é feito pelo sistema australiano, com quatro lagoas, sendo as duas maiores de quase 8 quarteirões de extensão. No total, a área reservada para a ETE tem o tamanho de 30 campos de futebol. Poucas cidades do Brasil tratam 100% do seu esgoto. Este é um fato para Votuporanga se orgulhar.
Sistema de água do distrito de Simonsen
O complexo para o tratamento de esgotos de Votuporanga foi construído seguindo o sistema australiano, um dos mais modernos do mundo, de acordo com o engenheiro Aldo Takao Okoti que acompanhou a construção.
Um amplo estudo de engenharia foi realizado para que fosse escolhida a melhor área para instalação da ETE.
O objetivo era encontrar um local onde os emissários pudessem levar o esgoto por meio da gravidade, não precisando de energia. E isso foi feito.
Foram construídos 7 km de emissários, ligados a outros 7 km, ou seja, 14 km distanciam a ETE da área urbana de Votuporanga. O esgoto parte da rede coletora ligada a todas as residências, comércios e indústrias da cidade e segue até a ETE por meio da gravidade. Todo o processo de tratamento utiliza o mínimo de energia.
O efluente percorre um trajeto de 14 km de emissários (instalados na zona rural da cidade) até chegar à caixa de areia ao lado das lagoas, onde começa o processo de tratamento. Este sistema é bem econômico e eficiente, pois utiliza somente a força gravitacional, sem necessidade de bombas ou geradores, que consumiriam energia elétrica, explica Okoti. Para a obra, foram desapropriados 33 alqueires, deste total, 11 alqueires são de área de construção, o equivalente a 30 campos de futebol.
São quatro lagoas (duas anaeróbias e duas facultativas), sendo as duas maiores de oito quarteirões de extensão.
O esgoto de Votuporanga é direcionado para a ETE por meio de emissários de um metro de diâmetro, num trajeto de 14 Km. Este sistema é bem econômico e eficiente, pois utiliza somente a força da gravitacional, sem necessidade de bombas ou geradores, que consumiriam energia elétrica. Filtragem
Quando chega a uma estação de tratamento, o esgoto passa imediatamente por filtros formados por grades e caixas de areia, que retiram os resíduos sólidos.Tratamento anaeróbico
Depois de filtrado, o esgoto é depositado durante quatro dias numa Lagoa Anaeróbica, na qual cerca de 50% das impurezas já são separadas da agua.
Depois de passar pela Lagoa Anaeróbica o esgoto então£o, é encaminhado para uma segunda lagoa, na qual ficarão retido por sete dias.
Após o tratamento, o resultado final é água limpa e tratada que irá¡ voltar para a natureza. O processo garante a despoluição do córrego e devolve vida ao meio ambiente.
O complexo foi construído no limite da divisa entre Votuporanga, Valentim Gentil e Parisi.
Atendimento Comercial
Rua Pernambuco, 4313 - Centro
Votuporanga/SP
17 3405-9195
atendimento@saev.com.br
Copyright © 2021/2024
Todos os direitos reservados.
Feito com ♥ por Uparte Comunicação