Dia da Árvore: data é marcada por plantio de árvores e calçada ecológica
Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Saev Ambiental, por meio do Departamento de Meio Ambiente, plantou na tarde de hoje (21/9), 30 árvores frutíferas no Parque da Cultura. O plantio contou com a participação do prefeito Junior Marão, do superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, da secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp, e dos alunos do projeto Sementes do Futuro, desenvolvido pela autarquia. A Calçada Ecológica também foi implantada na sede da autarquia em comemoração a data.
Entre as espécies frutíferas plantadas no Parque da Cultura estão: araçá amarelo, jenipapo, grumixama, pitanga, pau viola, jambo vermelho, acerola, amora preta e aroeira pimenteira.
As atividades em comemoração ao Dia da Árvore tiveram início no último domingo (18/9), quando integrantes do Leo Clube Votuporanga fizeram o plantio de 40 mudas de espécies nativas que foram plantadas na Reserva Leonice Farinazo Siqueira, no Jardim Portal dos Lagos. Na manhã desta quarta-feira (21/9), a diretora de Meio Ambiente, Simone Rodella, ministrou palestras sobre arborização urbana aos funcionários do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Votuporanga.
Calçada Ecológica
A “Calçada Ecológica” foi implantada, em frente à sede da autarquia, localizada na Rua Pernambuco, esquina com a Rua Acre esta semana. O projeto consiste no plantio de oito novas árvores da espécie ipê amarelo do cerrado e implantação de uma faixa permeável, que consiste no plantio de grama em uma parte da calçada em toda a sua extensão. Ao todo são 82 metros de calçadas revitalizadas, sendo plantadas 35m² de gramas e um total de 15 árvores, contando com as sete já existentes no local.
O projeto tem como principais objetivos aumentar a permeabilidade do solo e incentivar o plantio de árvores nas calçadas pela população, melhorando assim o microclima e trazendo mais beleza para a região.
Segundo o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, além da revitalização do espaço, proporcionando um maior contato entre o homem e o meio ambiente, o local ainda ganhará rampa de acessibilidade e bicicletário. Todo o projeto foi desenvolvido e executado por servidores da Saev Ambiental. O valor total gasto com a revitalização e implantação da calçada ecológica foi de R$ 1.300,00.
Floresta Urbana
Dando continuidade às comemorações alusivas a data, na próxima semana, será realizado o plantio do projeto denominado “Floresta Urbana”, desenvolvido pela Saev Ambiental que faz parte das premissas do programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O projeto tem como intuito criar um corredor verde.
Todas as mudas plantadas e doadas pela Saev Ambiental são produzidas no viveiro que fica no Horto Florestal pelos alunos do projeto Sementes do Futuro. Foram doadas mudas para a escola Passo a Passo (130 mudas), para o AME (300 mudas) e para o Leo Clube Votuporanga (40 mudas).