Votuporanga tem a solução inovadora para todos os tipos de lixos residenciais
Muito mais que um ecoponto, o Ecotudo oferece estrutura para o descarte correto de resíduos e ajuda na preservação do meio ambiente
Um projeto pioneiro que visa acabar com o descarte de lixo inadequado no meio ambiente, o Ecotudo foi idealizado pela Saev Ambiental e a Prefeitura de Votuporanga. Desde 2010, o trabalho é feito de forma gratuita para a população e tem o objetivo de combater o despejo irregular em terrenos baldios, vias públicas e beira de córregos.
Os moradores podem levar entulhos de construções, podas de árvores, óleos de cozinha, móveis velhos, roupas, lixos eletrônicos, pneus, madeiras e outros descartes para uma das três unidades de coleta, onde os resíduos serão separados por uma triagem de materiais recicláveis feitas por baias de sinalização específicas para cada material.
Além disso, o Ecotudo ainda disponibiliza estruturas especiais, como caçambas, que facilitam o descarregamento de certos tipos de resíduos e, inclusive, freezers para o recebimento de animais mortos de pequeno porte (cães e gatos).
Vale ressaltar que apenas lixo de origem residencial pode ser entregue nas unidades. Outros resíduos como industriais, hospitalares e embalagens de defensivos agrícolas têm destinação específica. No caso de objetos descartados que ainda estão em bom estado para uso, o Ecotudo disponibiliza para doação.
Diferenciais
- Recebe tudo que as pessoas podem ter em suas casas
- Aberto todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados
- 12 horas de funcionamento diário
- Horário estendido até às 20 horas
- Totalmente gratuito
- Reciclados são doados para a Cooperativa de Catadores
Conscientização
Mais do que a preservação do meio ambiente, o projeto também visa conscientizar sobre a importância dessa ação, abrindo as portas para que escolas tragam seus alunos para conhecerem o procedimento e terem contato direto com a problemática da destinação final dos resíduos.
Os resíduos ficam armazenados em galpões higienizados e organizados, o que possibilita que o Ecotudo ofereça aulas sobre reciclagem e cuidados com a natureza para as crianças que visitam o espaço.
Por ser um projeto pioneiro, o Ecotudo de Votuporanga também atrai representantes de diversas cidades do Brasil que buscam conhecer o trabalho diferenciado realizado pela Saev Ambiental a fim de replicá-lo.
Vantagens
Em 2017, todo o material recolhido pelo Ecotudo somou sete mil toneladas, entre recicláveis, entulhos, restos de podas e jardinagem, óleos de cozinha usado, pneus e outros resíduos. Para efeito de comparação, esse número representa 24% do volume total de lixo orgânico coletado em Votuporanga durante todo o ano.
Ao facilitar a entrega da coleta de forma seletiva, o sistema ajuda no desenvolvimento sustentável da cidade, na conscientização ambiental da população e reduz o volume de lixo que iria para o aterro sanitário com o aumento da separação dos recicláveis, melhorando o ambiente urbano e diminuindo a poluição.
Reconhecimento
O projeto do Ecotudo de Votuporanga recebeu em 2010 a menção honrosa do Prêmio Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) em São Paulo, entregue por representantes do instituto e do Ministério do Meio Ambiente.
Além disso, ainda foi reconhecido pela revista nacional Com Ciência, que publicou uma matéria afirmando que o projeto inova o conceito de ecopontos e mostra caminhos para um dos maiores problemas ambientais.
Funcionamento
Gratuitas, as três unidades do Ecotudo funcionam todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados, para atender a população e suas necessidades das 08h às 20h.
Ecotudo Norte
Av. Sete, 2440, paralela à Av. Jerônimo Figueira da Costa, Distrito Industrial I. Telefone: (17) 3405-9195
Ecotudo Sul
Av. Conde Francisco Matarazzo esquina com a Av. Francisco Bueno Baeza, Jardim das Palmeiras I.
Telefone: (17) 3422-2854
Ecotudo Oeste
Vicinal Nelson Bolotário (estrada de Votuporanga/Valentim Gentil)
Telefone: (17) 3405-9195