Sipat 2016: enfermeira fala sobre prevenção de doenças
Na manhã de hoje (19/10) a coordenadora do programa municipal DST/Aids e gerente do Serviço de Assistência Especializada de Votuporanga (SAE), a enfermeira Léa Cristina Bagnola, ministrou palestra sobre”Prevenção de DST/Aids”.
Na ocasião, Léa destacou que mesmo nos dias atuais, a falta de informação sobre a doença e o preconceito das pessoas sobre o assunto ou em relação a um paciente com a doença é o grande desafio dos serviços prestados. “Na grande maioria das vezes, as pessoas tem medo de fazer o teste para saber se tem a doença e com isso já pegamos o paciente em um estágio avançado da doença, o que acaba dificultando o tratamento”, destacou a enfermeira.
Para Léa, se a pessoa que passou por uma situação de risco, ou teve relação sexual sem proteção procurasse o serviço dentro de 72 horas, “é possível fazer a medicação preventiva e evitar que essa pessoa contraia a doença”, esclareceu Léa.
Todo o programa de atendimento para pacientes de DST/Aids, seja de prevenção como de tratamento, acontece no SAE, que fica na Rua Minas Gerais, 1850, em Votuporanga. O telefone é o 3405 1584.
Amanhã (20/10), a palestra será sobre “Saúde Mental no Trabalho e Stress”, com a professora mestra Adriana Silva de Oliveira Botelho, a partir das 7h30, no auditório da Unifev Centro. A semana interna de prevenção de acidentes do trabalho da Saev Ambiental termina na sexta-feira, dia 21.