Secretaria da Educação promove oficina de produção de hortaliças em escola
Alunos da escola CEMEI – Benedita Alves de Oliveira participam de oficinas
Em ação educativa desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a escola CEMEI – Benedita Alves de Oliveira, juntamente com a Saev Ambiental, realizou atividades educativas para os alunos. Neste ano, mais de 150 estudantes participaram de atividades de plantio e cultivo onde realizaram a plantação de hortaliças.
Cerca de 70 alunos aprenderam e experimentaram procedimentos básicos de plantio, semeadura e adubação do solo. A ação é uma extensão do projeto Maritaca que existe desde 2003. A iniciativa que é desenvolvida desde 2010, é uma oportunidade para que as crianças conheçam a origem dos alimentos que consomem, além de ser um instrumento importante para motivar os alunos a comerem o que plantam.
“O projeto de criação de uma horta permite multidisciplinariedade como um fator de integração de conhecimentos dos próprios alunos. Outro ponto fundamental, é que além de ocupar um espaço físico ocioso, os alimentos produzidos podem exercer um papel complementar na merenda escolar. É possível ainda, estimular hábitos alimentares mais saudáveis, e a preservação do meio ambiente”, conta o chefe de departamento de Educação Ambiental Abílio Calilles Junior.
A ação tem fusão com o projeto Olho no Óleo, onde diretoria da escola recolhe o óleo arrecadado pelos alunos para mercar as mudas de hortaliças. No ano passado a ação foi desenvolvida nas escolas CEMEI – Mercedes Fernandes de Lima Professora, CEM – Faustino Pedroso Professor e CEMEI – Ana Ferreira dos Santos.
Dia Mundial da Água
Em comemoração ao Dia Mundial da Água ação realizada na escola CEM Profª Anita Liévana Camargo, chama atenção para a conscientização sobre a urgência da preservação deste recurso natural. Durante a comemoração foi abordado diversos temas, entre eles, qualidade da água, importância da preservação de nascentes, uso racional da água, e tipos de tratamento.
Maritaca
O projeto Maritaca foi criado em 2003 com apoio da Secretaria Municipal de Educação, ejá plantou mais de 35 mil árvores. Atualmente, o projeto é desenvolvido em 12 CEMs e 15 CEMEIs, reunindo mais de 7,7 mil alunos com diversos ensinamentos sobre importância das árvores, da reciclagem dos lixos, uso inteligente da água e energia elétrica, a conservação do patrimônio histórico e escolar, e, ainda, a luta contra os descartes incorretos de óleo de cozinha e lixo.
Olho no Óleo
O projeto atenta aos prejuízos que o óleo descartado na rede traz para o sistema de tratamento de esgotos e, em consciência ao meio ambiente, a Saev Ambiental lançou a campanha "Olho no Óleo", que tem como objetivo retirar do meio ambiente o óleo de cozinha usado, evitando o descarte irregular na rede de esgotos.