Publicado:há 7 anos2017-08-01 13:17:53
Ação faz parte de parceria da Autarquia com a Estância Natureza; Espaço recebe aves silvestres para a reabilitação e reintegração na natureza
Sempre preocupada com meio ambiente, a Saev Ambiental tem realizado um importante trabalho na preservação da flora e fauna da região. Em mais uma parceria, a autarquia doou 230 mudas para a Área de Soltura e Monitoramento de Fauna (ASFM) – Estância Natureza, que fica em Lins. As novas árvores serão utilizadas para o reflorestamento do espaço.
O termo de cooperação técnica que firmou a colaboração foi assinado em 2016 e tem prazo de um ano. O objetivo é desenvolver ações conjuntas e integradas, visando proteger a fauna silvestre através da manutenção e melhoria das instalações da área de soltura e monitoramento da fauna.
Além da doação das unidades arbóreas, também estão previstos auxílios na aquisição de alimentos para os animais, como frutas, rações, sementes e medicamentos; construção e manutenção de viveiros e elaboração de projetos de educação, visitação da área e do CAR – Cadastro Ambiental Rural.
“Os resultados dessa parceria são positivos e ambas as partes foram beneficiadas. O município por poder contar com uma área de soltura para dar a destinação correta para animais da fauna silvestre e para a área onde foi beneficiada com mudas de exemplares arbóreos sadios para plantio e enriquecimento da área. E, também, fortalecer a luta pela proteção da fauna silvestre”, ressaltou a bióloga e chefe de Setor de Diagnósticos e Projetos Ambientais da Saev Ambiental, Elizabeth Rodrigues Dias do Prado.
Ainda de acordo com a responsável pela iniciativa, o acordo é critério de avaliação na diretiva Biodiversidade, do Programa Município Verde Azul.
Estância Natureza
A Área de Soltura e Monitoramento de Fauna de Lins é um espaço voltado à reabilitação e proteção de pássaros nativos da região resgatados, apreendidos ou entregues voluntariamente a órgãos oficiais, como a Polícia Ambiental. Os animais recebidos e soltos na estância passam por uma triagem e reabilitação, em que recebem tratamento e cuidados, para que possam ser reintegrados a natureza.
De uma forma geral, são aves que foram retiradas ilegalmente da natureza para serem criados como animais de estimação, ou vítimas de acidentes como atropelamentos, colisões, queimadas de cana. No entanto, serão encaminhados para as ASMF aqueles avaliados pela equipe técnica como tendo condições de retornar à vida em liberdade e somente aquelas cuja espécie ocorre ou ocorria naturalmente na área onde será solta.
Atendimento Comercial
Rua Pernambuco, 4313 - Centro
Votuporanga/SP
17 3405-9195
atendimento@saev.com.br
Copyright © 2021/2024
Todos os direitos reservados.
Feito com ♥ por Uparte Comunicação