Encerramento Sipat 2016: cabo Stefanutti falou sobre conscientização no trânsito e legislação
A 11ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Sipat 2016 da Saev Ambiental terminou na tarde desta sexta-feira (21/10), com a palestra do cabo da Polícia Militar José Carlos da Silva Stefanutti, que falou sobre conscientização no trânsito e legislação.
Stefanutti iniciou sua palestra falando dos fatores que influenciam os acidentes de trânsito, enfatizando que em 90% dos casos, a culpa do acidente é do “homem”; 6% é destinado a falha/defeito do veículo e apenas 4% das vias (ruas e avenidas mal sinalizadas).
Atualmente Votuporanga possui uma frota de 79 mil veículos, sendo que deste número, 28 mil são motocicletas, o que representa 35% da frota. “A motocicleta é o meio mais letal. De cada três acidentes há uma morte ou lesão grave”, enfatizou Stefanutti.
Na ocasião, Stefanutti destacou ainda os três pilares do trânsito seguro, formado por: Educação de Trânsito (que depende de cada um); Engenharia de Trânsito (vias e sinalizações) e Esforço Legal (fiscalização).
No encerramento, o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, falou da importância da semana de prevenção de acidentes, destacando que o principal objetivo da Sipat foi orientar e conscientizar os servidores. “Fizemos uma semana com temas voltados especialmente para o nosso servidor”, enfatizou Guarizo.