O Ecotudo é um projeto pioneiro de coleta de resíduos domiciliares, criado pela Saev Ambiental com a Prefeitura de Votuporanga com o objetivo de acabar com o despejo de lixo em terrenos baldios, vias públicas e beira de córregos. No Ecotudo são recebidos resíduos sólidos, entulhos de construções, podas de árvores, óleo de cozinha, móveis velhos, roupas, lixos eletrônicos, pneus, madeiras e vários outros resíduos domiciliares.
Os resíduos levados pelo morador ao Ecotudo são separados por uma triagem de materiais recicláveis feitas com baias com sinalização específicas para cada material, também outras estruturas criadas para facilitar a disposição de diversos materiais, como caçambas que facilitam o descarregamento dos resíduos pelo próprio usuário.
Para entulhos existe um limite de recebimento diário de um metro cúbico por pessoa, o que equivale a 1/3 de uma caçamba. Há também um limite para lâmpadas, de cinco unidades por pessoa.
O Ecotudo não recebe lixo industrial, hospitalar, embalagens de agrotóxicos ou embalagens de produtos veterinários. Também não recebe materiais de empresas, ou de fins comerciais, apenas os de origem RESIDENCIAL.
Os resíduos recebidos tem destinação ambientalmente correta através de convênios firmados com empresas especializadas em transportes e destinação final, cooperativa de catadores, aterro sanitário, entre outros. Os objetos em bom estado de conservação como camas, móveis e colchões, permanecem a disposição para doação por um determinado tempo.
Quem visita o Ecotudo aprende na prática a importância de preservar o meio ambiente, já que entram em contato direto com a problemática da destinação final dos resíduos. A organização e a limpeza dos galpões favorecem a visita de crianças para aulas sobre reciclagem e preservação do meio ambiente.
O projeto que é pioneiro na área atrai a atenção de muitas cidades no Brasil todo, que enviam seus representantes para conhecer o espaço a fim de replica-lo. Entre os municípios visitantes estiveram Viradouro, Bauru, Birigui, Garça, Botucatu, Jaú, Ituiutaba (MG), São Paulo/capital, Rio Preto, Ilha Solteira, além de cidades vizinhas. Também esteve no Ecotudo o gerente de exportação, Stephan Weissenbacher, da empresa alemã SSI Schafer.
Visita do Stephan Weissenbache, gerente de exportação da empresa alemã SSI Schafer ao Ecotudo.
O projeto tem se fortalecido a cada ano e a estimulação desse sistema ajuda o desenvolvimento sustentável, pois contribui com o aumento de recicláveis ao facilitar a entrega correta de forma seletiva, melhora o ambiente urbano, aumentando a qualidade de vida ao reduzir a poluição e melhorar os aspectos visuais e a economia dos municípios, ao diminuir a quantidade de materiais que seriam destinados aos aterros, aumentando a vida útil dos mesmos.
O total geral de materiais coletados no ano de 2017 soma o montante de quase 7.000 toneladas, entre recicláveis, entulhos, resíduos de podas e jardinagem, óleo de cozinha, pneus, animais mortos e outros resíduos volumosos. O que representa 24% do volume total de lixo orgânico coletado no município (27,6 mil toneladas em 2017).
O Ecotudo recebeu em 2010 a menção honrosa do Prêmio Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) entregue em São Paulo por representantes do instituto e do Ministério do Meio Ambiente. O projeto foi apresentado na Feira e Seminário Internacional do Meio Ambiente (Fimai), no encontro dos municípios com o Desenvolvimento Sustentável: Pequenos Negócios, Qualidade Ambiental Urbana e Erradicação da Miséria realizado em Brasília e na Conferência Rio+20.
A revista Com Ciência, produzida em São Paulo com foco em meio ambiente que é distribuída em todo o Brasil, fez uma reportagem sobre o Ecotudo afirmando que o projeto inova o conceito de ecopontos e mostra caminhos para um dos maiores problemas ambientais do passado. O projeto também já conquistou destaque em veículos locais, regionais e nacionais.
Horário de Funcionamento: das 7h às 19h todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.
ECOTUDO NORTE na Zona Norte
Av. Sete, 2440, paralela à Av. Jerônimo Figueira da Costa no bairro Distrito Industrial I
ECOTUDO SUL na Zona Sul:
Av. Conde Francisco Matarazzo esquina com a Av. Francisco Bueno Baeza, no bairro Jardim das Palmeiras I.
ECOTUDO OESTE na Zona Oeste:
Alto da vicinal Nelson Bolotário (Subida da Morte).
Atendimento Comercial
Rua Pernambuco, 4313 - Centro
Votuporanga/SP
17 3405-9195
atendimento@saev.com.br
Copyright © 2021/2024
Todos os direitos reservados.
Feito com ♥ por Uparte Comunicação