Coleta seletiva: entenda como funciona o serviço em Votuporanga
Realizada numa parceria entre a Saev Ambiental e a Coopervinte, ação já alcança 100% da área urbana do município
Considerada uma alternativa ecologicamente correta para o descarte de resíduos sólidos, a coleta seletiva é uma prática que consiste na separação entre materiais recicláveis e orgânicos.
Em Votuporanga, a ação já alcança 100% da área urbana, graças ao recolhimento de resíduos promovido pela Saev Ambiental, em parceria com a Coopervinte (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Votuporanga), que atende a todos os bairros do munícipio, bem como o distrito de Simonsen e a Vila Carvalho.
Só no último ano, foram recolhidas pela Coopervinte 1.248 toneladas de lixo reciclável. Além de contribuir para a destinação correta de cerca de 104 toneladas de resíduos por mês, o serviço realizado pela cooperativa também possui caráter social, servindo de fonte de renda para 40 famílias, responsáveis pela coleta mensal do equivalente a R$ 40 mil em materiais descartados.
Como funciona
A coleta seletiva acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, de modo que, a cada dia, uma determinada região da cidade é atendida. Em Simonsen, o serviço é prestado semanalmente, às terças, e, na Vila Carvalho, quinzenalmente, às quartas-feiras.
Aos feriados, a coleta ocorre normalmente, com exceção dos dias de Finados, Natal e Ano Novo. O cronograma semanal detalhado da ação pode ser consultado pelo site: www.saev.com.br/coletaseletiva.
O acompanhamento do serviço é realizado diariamente nos bairros pela Saev, bem como a pesagem dos caminhões que participam do recolhimento. A autarquia coordena ainda o monitoramento dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), instalados em 14 praças da cidade; o atendimento; e a tomada das providências cabíveis a respeito das reivindicações dos munícipes.
“Abra a cabeça, reciclar é fácil”
Com o intuito de conscientizar os munícipes e viabilizar o recolhimento adequado de resíduos reaproveitáveis, a Saev Ambiental deu início à campanha “Abra a cabeça, reciclar é fácil”.
A iniciativa reforça que o cidadão deve deixar os materiais descartados em frente à sua residência, de acordo com o dia estabelecido para a realização da coleta em seu bairro. O material reciclável deve ser depositado em caixas de papelão ou em sacos plásticos, que têm de permanecer abertos. Já o lixo orgânico deve ser colocado em sacos fechados.
São considerados recicláveis os seguintes materiais: vidro, isopor, metal, garrafas PET, papel, papelão e óleo de cozinha usado (depositado em recipientes bem fechados).
É importante ressaltar que, antes do descarte, é preciso se certificar de que as embalagens estejam limpas, secas e amassadas.
Não são recolhidos pela coleta seletiva: entulho, pneus, animais mortos, lâmpadas, lixo eletrônico, galhos e restos de jardinagem.