Início » prédio sustentável

prédio sustentável

Sustentabilidade: Sede administrativa da Saev Ambiental buscando ser um prédio sustentável

PREDIO SISTENTAVELSão realizadas práticas como uso de lâmpadas econômicas, controle de gastos e desperdício, entre outros. 

 A sede administrativa da Saev Ambiental eng. Ambrósio Riva Neto está no caminho constante de ser um prédio sustentável, usufruindo melhor do uso da água, de energia elétrica e de outros materiais recicláveis, sem contribuir com a degradação ambiental e ainda melhorando a qualidade de vida dos munícipes. São feitos controle de gastos de energia elétrica e desperdício de agua, assim motivando a auto sustentabilidade.

As construções sustentáveis são uma ótima maneira de apresentar para a sociedade que é possível contribuir com o meio ambiente, pois elas geram um número bem significativo de resultados positivos, como o uso das lâmpadas leds que tem um alto nível de economia e uma vida útil estendida, além de proporcionar um visual mais agradável e menos ameno as pessoas que utilizam o local.

Também o uso de janelas que facilitam a captação da luz natural que tanto faz bem para a saúde, quanto geram economia da energia elétrica. Também as fotocélulas que são um tipo de iluminação sustentável, elas são sensíveis a luz, que de acordo com a condição do ambiente (claro ou escuro), ela é acionada ou desligada automaticamente.

Pensando na questão das águas pluviais a autarquia adotou nas seus espaços externos e internos as áreas permeáveis (jardins) e os eco pisos, que facilitam a infiltração da chuva contribuindo para o abastecimento do lençol freático. Também o prédio da Estação de Tratamento de Água conta com calha e canalização para captar a agua da chuva e mandam para o tratamento preliminar, tornando a agua da chuva totalmente potável ao fim do tratamento.

Também nos arredores do prédio da autarquia, há calcadas verdes que dão as árvores espaço para crescer, fazendo sombra para os que ali passam e diminuindo a temperatura consideravelmente, promovendo um conforto térmico para os passeantes. Há também a implantação de coleta seletiva dentro do prédio e na sua entrada, é feita a separação do papel, plástico, vidro e metal em diferentes cestos.

Para ter opções alternativas, a Saev Ambiental adotou o uso dos secadores de mãos nos banheiros, uma forma mais ecológica de secar as mãos, esses equipamentos proporcionam mais higiene e preserva os recursos naturais, como as folhas de papel.  Os bicicletários implantados trazem a ideia de um transporte alternativo para evitar o trânsito caótico, contribuir com o meio ambiente e com a própria saúde.

A acessibilidade tem sido muito importante na hora de pensar nas estruturas urbanas, principalmente para poderes públicos. Por isso a Autarquia conta com rampas de acesso permitindo a inclusão social, uma adaptação e locomoção de todos.

Para 2018, o projeto se estenderá com a instalação de torneiras automáticas, sensores de presença na iluminação, entre outros. As instalações desse prédio modelo fica na Sede eng. Ambrósio Riva Neto da Saev Ambiental – Superintendência de água e esgoto e meio ambiente de Votuporanga, localizada na rua Pernambuco, 4313, no bairro Patrimônio Velho, em Votuporanga – SP.