Início » Placar da árvore

Placar da árvore

1

O placar da árvore foi criado na intenção de deixar transparente o trabalho que a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga (Saev Ambiental) vem fazendo na parte de arborização urbana e reflorestamento do município.

Semanalmente será feita a atualização de todos os dados. Nele você pode acompanhar quantas mudas já foram solicitadas e plantadas pelo Disque Árvore, através do placar que se encontra abaixo da árvore, com números específicos.

Os primeiro números indicam as Árvores em Novos Loteamentos, que devem ser plantadas pelos loteadores que investem na cidade. Para o cumprimento das leis municipais, deve ser feito o plantio das árvores plantadas em calçadas, de no mínimo uma a cada lote.

Também são contabilizadas as árvores plantadas em áreas verdes, que são as áreas, dentro desses loteamentos, dedicadas especificamente ao reflorestamento. Os loteadores devem plantar e fazer a manutenção dessas árvores em um período mínimo de 2 anos e até que atinjam, no mínimo, 1,80 m. Depois de entregue, a Saev Ambiental que realiza o cuidado e a manutenção dessas áreas, que atualmente já são mais de 100 em nosso munícipio.

Um nova espaço denominado Habite-se foi separado para contabilizar as árvores plantadas por exigência da Legislação Municipal para que as construções estejam habilitados para moradia. O certificado é garantido quando são plantadas no mínimo uma árvore na calçada do imóvel e em casos de construções de esquina, são necessários os plantios de três espécies arbóreas.

Você também pode conferir os números de Retirada de Árvores (Supressão) no qual é apresentada a quantidade de árvores removidas pelos munícipes. A remoção acontece a partir de um requerimento do proprietário do imóvel, em casos de doenças, morte do tronco ameaçando cair, quando estouram calçadas entre outros casos que podem prejudicar o bem estar da árvore assim como do morador.

O espaço para as Árvores Plantadas para Compensar as Retiradas, mostra o número de mudas plantadas no lugar das removidas por pedido do proprietário. Lembrando que nesse quadro não são contabilizadas as plantadas no Disque Árvore.

Já no espaço Árvores Doadas para Compensar as Retiradas, vemos as mudas doadas por moradores que pedem a remoção de uma árvore saudável. Além de plantar uma no lugar, o munícipe contribui com uma ou mais plantas para a Saev Ambiental estar plantando para outras pessoas.

Por último, acompanhe o número de árvores plantadas para Reflorestamento. O total é apresentado no final do placar, com os locais e quantidades plantadas. Esses espaços são: áreas verdes, APP’s – Áreas de Preservação Permanente (nascentes e córregos), sistema de lazer e praças onde são recuperadas a flora regional.

As árvores são de suma importância nos centros urbanos. Contribui significativamente na redução das variações climáticas, auxilia na umidificação do ar, absorve parte dos raios solares e da poluição atmosférica, além de muitos outros.

Tais benefícios contribuem para uma melhor qualidade de vida da população e a Saev Ambiental faz um trabalho importante no processo de arborização urbana e de reflorestamento. Os números mostram e você pode conferir a transparência no nosso verde!