Início » Perda de água

Perda de água

Saev Ambiental faz efetivo controle de Perda de Água.

controle perda daguaÍndice de perda de água no Município é bem menor que o nacional.

A Saev Ambiental gera um relatório mensal contendo números de perda de água no município de Votuporanga, e segundo os últimos dados obtidos, o total de porcentagem de perdas do Município está bem abaixo da média nacional, sendo o índice de perda do pais de 36,7% e o índice de perda de água na rede de Votuporanga, de 21,4%.

Os relatórios são gerados pela Autarquia mensalmente, os números são registrados por meio dos macro medidores instalados nos poços profundos e na estação de tratamento de água do município. Esses dados são comparados com os números faturados que são medidos pelos hidrômetros instalados nos imóveis, a diferença entre o total produzido e o total faturado, é considerado perda.

Em sistemas públicos de abastecimento, as perdas de água correspondem aos volumes não contabilizados, como as perdas físicas, aquelas que a água não chega ao consumo, ou seja, os vazamentos; e as não físicas, que corresponde a água consumida mas não registrada, devido a imprecisão e falhas nos hidrômetros e também nas ligações clandestinas ou fraudes em hidrômetros.

Medidas preventivas que são empregadas no tratamento de água são: desligamento das bombas distribuidoras no período de pouco consumo; redução e estabilização dessas, para não sobrecarregar a rede, evitando rompimento das tubulações e a substituição de hidrômetros com mais de 5 anos de uso, evitando o mau funcionamento dos mesmos.

Também vale a lembrar que é feita a utilização de tubos de PEAD soldados, que apresentam maior resistência ao tempo. Em casos de vazamento a equipe de Operação e Manutenção trabalha 24 horas, inclusive finais de semana e feriados, para os reparos necessários.

A autarquia responsável pelo sistema de abastecimento de água trabalha com a constante fiscalização contra fraudes e ligações clandestinas realizadas nos hidrômetros ou cavaletes, bem como pelo furto de água nos hidrômetros, que são considerados “crime penal”.

A produção dos relatórios mensais visam o controle de perdas de água. Os resultados positivos podem acarretar em uma redução de produção desnecessária do volume de água tratada, e também dos custos de produtos químicos, energia elétrica e mão de obra.