Início » Educação Ambiental

Educação Ambiental

IMG-20181211-WA0018

IMG-20181211-WA0093

Saev Ambiental realiza plantios de mudas nativas e visita a nascente modelo

Na manhã de hoje, 11 de dezembro, a Saev Ambiental e Prefeitura, com a participação de alunos do CEM. Clary Brandão Bertoncini, realizaram o plantio de espécies arbóreas nativas em APP – Área de Preservação Permanente de afluente do Córrego Boa Vista, localizado no Loteamento Monte Verde.

A ação contou com 26 alunos do 4º Ano do “CEM Clary Brandão Bertoncini”, acompanhados do educador ambiental Abilinho Calile, dos professores Roberto e Rose, da engenheira agrônoma Vanda Bazzo e da equipe de serviços gerais do Departamento de Meio Ambiente da Saev Ambiental.

A Saev Ambiental forneceu as mudas nativas, preparou o local para o plantio, e também será a responsável pelas demais manutenções pertinentes para o bom estabelecimento e desenvolvimento das mudas implantadas, como coroamento, irrigação, desbrotas, capinas, entre outros serviços necessários.

Os alunos receberam orientações sobre plantio, espécies nativas existentes e sua importância para a preservação e proteção do solo e da água, e plantaram 300 (trezentas) mudas de espécies arbóreas nativas diversificadas

A ação visa a proteção do manancial, o repovoamento faunístico do local, a conservação da biodiversidade e da diversidade de plantas e animais, controle da erosão do solo, e consequentemente do assoreamento e poluição do curso d’água.

Como parte da ação fizemos uma visita na nascente modelo, onde abordamos a importância da preservação de nascentes, sua contribuição para o abastecimento de córregos, qualidade da água, importância da mata ciliar, da conservação e manejo adequado do solo no entorno da área, importância, identificação e diversidade de espécies arbóreas nativas, destino correto do lixo e sanamos dúvidas dos envolvidos na ação ambiental.

Considerando a participação ativa nas atividades, o envolvimento, questionamentos realizados e troca de informações por parte dos alunos envolvidos no desenvolvimento das ações realizadas, as atividades foram muito benéficas aos alunos e acompanhantes, despertando uma consciência mais racional sobre o uso dos recursos naturais disponíveis e da importância da biodiversidade para a sustentabilidade de nosso planeta.

Nosso propósito é conscientizar as crianças da relevância dos cuidados necessários com o meio ambiente para a preservação da biota, da fauna e garantia de vida e bem estar das gerações futuras.