Início » Ecotudo

Ecotudo

O que você faz quando precisa descartar um móvel velho ou entulho de construção? Para onde Ecotudo2levar o óleo de cozinha usado? E o que fazer quando morre um animal de estimação? Em Votuporanga, os moradores contam com o apoio do Ecotudo, recebendo todo tipo de resíduo domiciliar com horário estendido das 8:00 as 20:00, todos os dias da semana de segunda a segunda. 

Três grandes galpões (um na Zona Norte, um na Zona Sul e outro na Zona Oeste) foram estruturados pela Prefeitura e Saev Ambiental.

O próprio morador pode descartar desde resíduos sólidos, entulhos de construção, podas de Árvores, Óleo de cozinha, animais mortos, móveis velhos, roupas, sapatos, lixo eletrônico, TVs, pneus, madeiras, vidros, gesso, livro, jornais e vários outros resíduos domiciliares, alguns deles não recolhidos pelo sistema de coleta comum. Outro diferencial do projeto, é que o atendimento feito com horário estendido das 8:00 as 20:00, todos os dias da semana de segunda a segunda , ou seja, o morador pode procurar o local qualquer dia da semana, inclusive aos finais de semana e feriado. 

Os resíduos levados pelo morador ao Ecotudo são separados e tem um destino ambientalmente correto e diferente de acordo com o tipo do material. O projeto faz parte da Política Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, tratada pela Saev Ambiental, dentro do plano de governo da administração Junior Marão. A ideia foi executada, como alternativa de descarte, principalmente para a população que joga o lixo de forma inadequada nas margens de rodovias, estradas rurais, córregos e terrenos, poluindo o meio ambiente. O Ecotudo não recebe materiais de empresas. 

Resultados positivos 
De março de 2010 a março de 2013, o Ecotudo Norte e o Ecotudo Sul receberam 13 milhões de quilos de resíduos. A média mensal de coleta no primeiro trimestre de 2013 foi de 600 toneladas, dez vezes maior que a de 2010 quando se registrava 60 ton/mês. 

Conscientização 
O projeto tem se fortalecido a cada mês conquistando gradativamente a colaboração dos votuporanguenses. Dessa forma, nossa cidade está dando exemplo para o Brasil na questão da reciclagem e destinação correta do lixo. Pelo caráter pioneiro, atraiu a atenção de muitas cidades que enviaram representantes a fim de conhecer o espaço para replicá-lo. Entre os municí­pios visitantes estiveram Viradouro, Bauru, Birigui, Garça, Botucatu, Jaú, Ituiutaba (MG), São Paulo/capital, Rio Preto, Ilha Solteira, além de cidades vizinhas. Também esteve no Ecotudo o gerente de exportação, Stephan Weissenbacher, da empresa alemã SSI Schafer 

Prêmios 
O Ecotudo recebeu em 2010 uma das honrarias mais importantes da área, a menção honrosa do Prêmio Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), entregue em São Paulo por representantes do instituto e do Ministério do Meio Ambiente. Além disso, o projeto foi apresentado na Feira e Seminário Internacional do Meio Ambiente (Fimai) que têm o apoio das empresas Coca-Cola Brasil, Gerdal, Pepsico, Philips, Nestlê e Intel; no encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: Pequenos Negócios, Qualidade Ambiental Urbana e Erradicação da Miséria, realizado em Brasília; e na Conferência Rio+20. 

Média 
No final de 2011, a revista Com Ciência, produzida em São Paulo com foco em meio ambiente e distribuição para todo o Brasil, dedicou 12 páginas da edição para falar sobre o Ecotudo. A reportagem afirmou que o Ecotudo inova o conceito de ecopontos e mostra caminhos para um dos maiores problemas ambientais do passado. O projeto já conquistou destaque ainda em veículos locais, regionais e nacionais, inclusive de canais fechados.

Educação Ambiental 
O Ecotudo também colabora com a educação ambiental. A segurança e a limpeza encontradas no local favorecem a visita de crianças para aulas sobre reciclagem e preservação do meio ambiente. Dezenas de escolas da cidade e região já passaram por lá. 

Endereços 
O Ecotudo Sul atende na antiga Algodoeira Matarazzo “ Avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com Avenida Francisco Bueno Baeza (da Coacavo), no Palmeiras I. Mais informações pelo (17) 3422-2854.

O Ecotudo Norte fica na Av. Sete, nº 2440, paralela à  Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I, com placas de sinalização a partir da avenida Emí­lio Arroio Hernandes

O Ecotudo Oeste fica no alto da vicinal Nelson Bolotário,