Início » Controle de Erosão no Município
CONTROLE DE EROSAO

Controle de Erosão no Município

Controle de Erosão no Município: Prefeitura realiza manutenção de estradas rurais municipais e adequação de trechos com processos erosivos na VTG – 424 e VTG – 377

CONTROLE DE EROSAO

No decorrer do ano a Prefeitura do município trabalha de maneira efetiva na manutenção de estradas rurais e adequação de trechos com presença de processos erosivos de solo. Aproximadamente 500 km de estradas rurais receberam ações que visam proporcionar melhor acessibilidade e segurança, melhor escoamento das águas pluviais e controle de pontos erosivos do solo.

A água oriunda das chuvas, dependendo da ocorrência e intensidade, podem afetar negativamente o leito da estrada e inviabilizar a via como meio de circulação, além de causar danos permanentes e indesejáveis as áreas lindeiras e ao meio ambiente.

Esse ano a prefeitura do município ATRAVÉS DA Secretaria de Obras realizou uma adequação da estrada rural de terra VTG-424, com extensão de 3,0 Km, e na VTG – 377, com extensão de 2,0 Km, devido presença de pontos erosivos. Os trabalhos foram realizados com maquinário e mão de obra da prefeitura em trecho de maior criticidade abrangendo 1,3 Km de extensão.

As técnicas utilizadas na execução da obra de adequação dos trechos recuperados, com critérios ambientais, foram a quebra de barranco, elevação do leito da estrada, readequação de sua plataforma, retirada de cerca das propriedades lindeiras, locação e construção de lombadas, terraços, bacias de captação, compactação do leito, revestimento do leito com material granular (perenização), recolocação da cerca retirada para execução da obra e locação e construção de terraços e bacias de captação em áreas lindeiras.

A adequação desse trecho beneficiou 10 produtores rurais diretos, centenas indiretos, uma vez que interliga bairros rurais, fontes de produção, mercado e consumo e o acesso à cidade, oferecendo conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários que transitam por elas durante o ano.

Dependendo de sua intensidade, a chuva pode causar sérios danos as vias rurais, essas que separam as áreas protegidas e viabilizam a passagem de transportes. A Saev Ambiental tem a preocupação com a preservação dos corpos hídricos próximos e a Prefeitura do município de realizar a adequação desses trechos, pois os estragos feitos pelas águas pluviais, se não reparados, podem acarretar malefícios permanentes ao meio ambiente.