Início » Ciclovias

Ciclovias

A revitalização de Ciclovias

A Prefeitura Municipal de Votuporanga em parceira com a Saev Ambiental executou a manutenção de ciclovias em dois pontos da cidade.

DSC.5161

As ações de conservação das ciclovias fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana, aprovado em dezembro de 2017 pela Câmara Municipal juntamente com a Prefeitura do Município de Votuporanga. O Plano traz dados importantes sobre os percursos dos cidadãos trazendo uma opção sustentável e segura de transporte para suas casas e seus trabalhos.

As viagens de bicicletas não poluem o ambiente, não geram transito na cidade e exige pouca estrutura nas vias. Apenas a infraestrutura necessária para garantir a segurança sendo separadas das calçadas e da circulação de carros.

A Prefeitura e a Saev Ambiental executaram serviços de limpeza de canteiros, podas de árvores, pintura das guias e faixas sinalizadoras na ciclovia Darlene Maria de Oliveira Rodrigues, implantada no 5º Distrito Industrial, às margens da rodovia Péricles Beline. Essa pista oferece acesso exclusivo a ciclistas e facilita o transporte para as pessoas que moram e trabalham naquela região, sobretudo no Residencial Noroeste e Monte Verde.

Executaram também a manutenção das ciclovias do Parque da Cultura, que tem função exclusiva para práticas de exercícios físicos e lazer dos frequentadores do parque. Muitos munícipes e turistas visitam o local e tem esse tipo de incentivo ás práticas de atividades.

Os benefícios da existências de ciclovias na cidade e mantê-las em boas condições de uso é a redução de congestionamento e necessidade de estacionamento, redução de gastos com combustíveis dos próprios munícipes, a redução da emissão de poluentes e a redução da obesidade e do sedentarismo.