Início » Aquecedores Solares

Aquecedores Solares

O uso de aquecedores solares nos prédios públicos.

24332469610_0e560ef142_o

É feito o uso de aquecedor solar no Centro Municipal de Educação Infantil Luiza Giacomini.

A Prefeitura Municipal de Votuporanga instalou um modelo experimental de sistema de aquecedor solar na unidade do CEMEI “Luiza Giacomini” no bairro do Jardim Residencial Monte Verde. Foram instaladas 10 placas para aquecimento de toda a água utilizada nas duchas de banho das crianças e nas torneiras das pias que são utilizadas por mais de 100 alunos.

As placas fazem a absorção da radicação solar, quando os raios de sol atravessam o vidro, elas esquentam as tubulações de cobre ou alumínio pintadas com uma tinta especial que ajudam na absorção máxima do calor. A água circula dentro desses canos é esquentada e vai direto para o reservatório do sistema.

Além dos impactos positivos no meio ambiente, reduzindo as fontes de energia não renováveis, o aquecimento solar é uma forma eficiente e confiável de consumir energia de forma racional e sustentável. Fora as vantagens econômicas, onde o sistema poupará os gastos de aquecimento de água, que é um dos maiores nas contas de luz.

Os resultados de economia nas contas de energia elétrica foram bem significantes em relação a outras unidade que não utilizam do sistema. Analisando as vantagens dos aquecedores solares há um objetivo de expandir o uso deles a todas as unidades da rede municipal de ensino do município.