Início » Noticias » Entenda como funciona a coleta de lixo em Votuporanga
01

Entenda como funciona a coleta de lixo em Votuporanga

Saev Ambiental oferece serviços gratuitos para o descarte de diferentes tipos de resíduos

Responsável pela preservação do meio ambiente e pela fiscalização do descarte de resíduos sólidos em Votuporanga, a Saev Ambiental trabalha para que os diferentes tipos de lixo produzidos no município recebam um destino sustentável, garantindo uma cidade limpa e contribuindo para a conscientização da população local.

Conheça os serviços oferecidos pela superintendência em Votuporanga e saiba como descartar adequadamente desde resíduos orgânicos até materiais de grande porte.

Coleta seletiva

Considerada como uma alternativa ecologicamente correta para o descarte de resíduos sólidos, a coleta seletiva é uma prática que consiste na separação entre materiais recicláveis e orgânicos.

Em Votuporanga, a ação já alcança 100% da área urbana, graças ao recolhimento de resíduos promovido pela Saev Ambiental, em parceria com a Coopervinte (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Votuporanga), que atende a todos os bairros do munícipio, além do distrito de Simonsen e da Vila Carvalho.

A coleta acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, de modo que, a cada dia, uma determinada região da cidade é atendida. Em Simonsen, o serviço é prestado semanalmente às terças e, na Vila Carvalho, quinzenalmente às quartas-feiras.

Aos feriados, a coleta seletiva ocorre normalmente, com exceção dos dias de Finados, Natal e Ano Novo.

O cronograma semanal detalhado da ação pode ser consultado pelo site: www.saev.com.br/coletaseletiva.

Para que haja o recolhimento adequado, é preciso que o cidadão deixe os materiais descartados em frente à sua residência, de acordo com o dia estabelecido para a realização da coleta em seu bairro. Os sacos plásticos contendo material reciclável têm de permanecer abertos, enquanto os sacos com lixo orgânico devem estar fechados.

São considerados recicláveis os seguintes materiais: vidro, isopor, metal, garrafas PET, papel, papelão e óleo de cozinha usado (depositado em recipientes bem fechados).

É importante ressaltar que, antes do descarte, é preciso se certificar de que as embalagens estejam limpas, secas e amassadas.

Não são recolhidos pela coleta seletiva: entulho, pneus, animais mortos, lâmpadas, lixo eletrônico, galhos e restos de jardinagem.

O acompanhamento do serviço é realizado diariamente nos bairros pela Saev, bem como a pesagem dos caminhões que participam do recolhimento. A autarquia coordena ainda o monitoramento dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), o atendimento e a tomada das providências cabíveis a respeito das reivindicações dos munícipes.

Mensalmente, são coletados em Votuporanga mais de 100 toneladas de resíduos recicláveis. Entre janeiro e outubro deste ano, a coleta seletiva, realizada em parceria pela Saev e a Coopervinte, já recolheu um total de 1.040 toneladas de materiais reaproveitáveis.

Coleta comum

Realizada pela empresa Converd, a coleta de lixo comum tem como principal foco o recolhimento de resíduos orgânicos e não recicláveis. Em Votuporanga, o serviço é realizado diariamente na região central e três vezes por semana nos bairros.

Em Simonsen, a ação acontece às terças, quintas e sábados; e, na Vila Carvalho, às sextas-feiras.

Aos feriados, a coleta é realizada normalmente, inclusive nos dias de Natal e Ano Novo.

O cidadão que desejar se informar a respeito do cronograma de dias e horários da coleta em seu bairro deve entrar em contato com a Saev Ambiental, pelo telefone (17) 3405-9195 ou pelo 0800 770 1950.

Para que o recolhimento seja corretamente efetuado, é preciso que os resíduos descartados sejam deixados em frente às residências, em sacos plásticos fechados, de acordo com o dia e o horário estabelecidos para a realização do serviço no bairro.

Dados do Departamento de Meio Ambiente da Saev apontam que, por mês, são recolhidas pela coleta comum, em média, 2.300 toneladas de lixo, que são encaminhadas para descarte em aterros sanitários.

De janeiro a outubro de 2017, a Converd já coletou um total de 23.344 toneladas de resíduos orgânicos no município.

Ecotudo

A Saev Ambiental também disponibiliza a toda a população votuporanguense os serviços do Ecotudo, um espaço gratuito criado em parceria com a Prefeitura, para o recebimento de entulhos e resíduos exclusivamente domiciliares.

Atualmente, a ação conta com três pontos de recebimento: o Ecotudo Sul, localizado na avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com avenida Francisco Bueno Baeza, no bairro Palmeiras I; o Ecotudo Norte, na avenida Sete, nº 2440, paralela à avenida Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I; e o Ecotudo Oeste, situado no alto da estrada vicinal Nelson Bolotário. Os pontos permanecem abertos diariamente, das 8h às 20h, inclusive durante os feriados.

As unidades do Ecotudo recebem, nas baias: móveis; lixo eletrônico e eletrodomésticos; pilhas e baterias; remédios; pneus; animais mortos de pequeno porte, como cães, gatos e outros espécimes domésticos; lâmpadas; brinquedos; resíduos orgânicos e não recolhidos pela coleta regular; papel e papelão; plásticos; óleo de cozinha usado; vidros; espuma de estofados; tecidos; roupas e calçados. Já nas caçambas, podem ser descartados: entulho; resíduos da construção civil, com dimensões de até 1m³; gesso; madeiras; e sobras de podas de árvores e jardins.

Segundo o Departamento de Meio Ambiente da Saev, os resíduos levados pelo morador ao Ecotudo são separados e têm um destino ambientalmente correto e específico para cada tipo de material. O projeto faz parte da Política Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e é executado como uma alternativa de descarte, voltada, em especial, para a população que se desfaz do lixo de forma inadequada, em locais como margens de rodovias, estradas rurais, córregos e terrenos, acentuando, com essa prática, a poluição do meio ambiente.

Por mês, os pontos de recebimento do Ecotudo coletam, em média, 511,93 toneladas de materiais inservíveis, que correspondem a aproximadamente 22% do total de lixo gerado pelos votuporanguenses, de modo que uma menor quantidade de resíduos é descartada em aterros sanitários, contribuindo para uma gestão mais sustentável desses materiais.

Fiscalização e coleta de resíduos

Nos últimos meses, a Saev tem realizado um trabalho de fiscalização e coleta de materiais descartados irregularmente em calçadas, ruas e terrenos. A iniciativa procura conscientizar os moradores a respeitos dos riscos apresentados pelo descarte de lixo em locais inadequados, inclusive chamando a atenção da população para os serviços prestados pelas unidades do Ecotudo.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente da autarquia, desde seu início, a ação já notificou, em média, 350 casos de descarte de materiais como móveis velhos, lixo eletrônico, eletrodomésticos, madeiras, artigos recicláveis, dentre outros resíduos domiciliares, em lugares proibidos. Desse total, 98 notificações foram emitidas somente durante o mês de outubro.

O serviço de recolhimento e encaminhamento desses materiais para os pontos de coleta legalizados é feito por equipes da Saev Ambiental, que percorrem as ruas da cidade em duas viaturas, fazendo a fiscalização e a retirada imediata dos resíduos encontrados no perímetro urbano.

A partir da identificação desses depósitos de lixo irregulares, é emitido um aviso de notificação à vizinhança, como ação inibitória e investigativa, no intuito de identificar o infrator responsável. Caso ocorra a identificação, o infrator será notificado para a retirada ou limpeza do material, sob pena das sanções da Lei Municipal nº 1.595, que pode implicar em multa.

O serviço é uma forma de identificar e reeducar quem descarta resíduos irregularmente, bem como de inibir possíveis infratores e reincidentes e aumentar a fiscalização dos serviços de coleta, diminuindo, assim, o retrabalho de limpeza.

Sobre Imprensa Saev

Veja Também

28951391306_e1947913f3_b

Votuporanga sedia evento do Município Verde e Azul

Saev Ambiental participa de palestras de capacitação das diretrizes Nesta quinta-feira (29/11), a partir das …

16676611669_6cee7500f2_k

Saev Ambiental gera 675 milhões de litros de água por mês e lidera em rankings

A cidade ocupa o lugar dos três melhores índices estaduais de águas superficiais no país …

45783510001_bf5a429c8d_k

Autoridades de São Carlos visitam Votuporanga para conhecer Ecotudo

A Vereadora Cidinha retornou à Votuporanga para apresentar aos secretários os projetos da Autarquia Autoridades …

00000001012761379978823339463

Saev Ambiental intensifica plantios em espaços públicos

Desde o início de 2017, Votuporanga ganhou 25,6 mil mudas por toda a cidade; nos …

41715310_1419313131546116_7457558020503896064_n

Mascote da Saev Ambiental é destaque em Semana de Pedagogia da Unesp

O Saevinho participou com um painel expositivo no evento em Rio Preto Entre os dias …

faucet

Poderá faltar água em bairros da região Oeste neste domingo

Trechos do trânsito da região Norte também serão interrompidos; motivo são as obras na Avenida …

shutterstock_216653917

Saev Ambiental comunica que haverá falta de água neste domingo na Região Norte

Abastecimento será interrompido das 6h às 13h, devido à manutenção preventiva das bombas d’água do …

Jornalzinho do Saevinho 01-JPG

Saev Ambiental disponibiliza Jornal do Saevinho no site do mascote

Material que antes era distribuído gratuitamente junto às contas de água, agora está em formato …

44210239305_6c4ef09d71_k

Saev Ambiental recebe visita de vereadora de São Carlos

Comitiva veio conhecer melhor os projetos e instalações da Autarquia, bem como ações sociais desenvolvidas …

44780305462_e237f2a7c7_k

No Dia da Árvore, Votuporanga ganha mirante para contemplação da cidade

Local oferece uma perspectiva ampla e panorâmica do município com excelente observação da cobertura arbórea …

casais-de-araras-2

Saev Ambiental realiza parceria com a Área de Soltura do Município de Lins

Em comemoração ao Dia da Defesa da Fauna será realizada visita a área onde serão …

30787291818_35ff653356_k

Parque da Cultura ganha Ipês plantados por crianças durante o FLIV

Alunos de 5º anos do projeto Maritaca, desenvolvido nas escolas municipais, realizaram o plantio na …

27408443868_81c677f979_b

Crianças plantam 160 Ipês no Parque da Cultura nesta quinta-feira

Plantio foi realizado pelos alunos do Projeto Maritaca em Parceria com a Saev Ambiental A partir …

27720272457_03f191e7b0_k

Mascote da Saev Ambiental participa do FLIV nesta semana

Saevinho vai fazer a alegria da criançada e entregar revistinhas do mascote A partir desta …

27718352107_6ba16d423e_k

Votuporanga atinge 25 mil árvores plantadas em menos de 2 anos

Várias ações que contribuem para a arborização e qualidade de vida dos moradores têm sido …

43500639834_6228a06c53_k

Saev Ambiental faz reforma de Estação de Tratamento

A reforma está sendo realizada nos decantadores para aprimorar o tratamento de água; serviço não …

20180823_082225_001

Saev Ambiental e Prefeitura realizaram visita em nascente modelo

As crianças receberam orientações voltadas a preservação de nascentes e cuidados com o solo A Saev Ambiental …

WhatsApp Image 2018-08-17 at 09.54.34

Saev Ambiental lança app educativo do mascote Saevinho

Aplicativo disponibiliza dicas ambientais educativas para as crianças Nesta segunda-feira (20/08), às 8h, uma equipe …

43611056401_746e6f0f81_o

Saev Ambiental incentiva reuso de materiais descartados nos Ecotudos

Duas novas baias foram criadas para receber itens em condições de uso para doação Os …

42874188964_6122b5824a_o

Saev Ambiental participou do Congresso Internacional de Educação

Autarquia realizou duas oficinas educativas e apresentou trabalhos desenvolvidos A Saev Ambiental ofereceu oficinas no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.